Gosto de ler e aprender sobre criatividade. Desconstruir a noção de que os criativos são aqueles que vivem no mundo artístico e introduzir a inovação naquilo que fazemos no nosso quotidiano, seja ele qual for.
Li, portanto, um artigo de Danil Burrus que ambiciono aqui em traduzir e sintetizar (link).
"As dez estratégias para aumentar o teu nível de criatividade
1. Desenvolver a capacidade de observar e usar todos os nossos sentidos. Absorver tudo.
2. A inovação é baseada em conhecimento e precisamos continuamente de expandir a nossa base de conhecimento. Leia coisas que normalmente não lê.
3. As tuas percepções podem limitar a tua racionalidade. Tem cuidado sobre a forma como percepcionas as coisas.
4. Praticar a imaginação para que possamos "ver" um conceito ganhar vida.
5. Deixar as ideias a incubar ao afastarmos-nos delas. Mudar de tarefas quando estamos muito concentrados numa, ajuda a ser mais criativo e inovador.
6. Experimentar tanto quanto possível. A exposição coloca mais ideias no teu subconsciente. Procurar activamente novas experiências para aumentar o teu portfolio de experiências.
7. Trata padrões como parte do problema. Reconhecer um novo padrão é muito útil, mas toma atenção para não te tornares parte dele.
8. Redefine o problema por completo."Your problem is not the problem; there is another problem. When you define the real problem, you can solve it and move on."
9. Olha para onde os outros não estão a olhar para ver o que os outros não estão a ver.
10. Arranja ideias no início do processo de inovação e depois pára. (...) Uma vez começado o processo de inovação deve ser seguido até ao fim, mesmo surgindo novas ideias."
Gosto especialmente da estratégia número 9 e de sermos, por vezes, os únicos a olharmos para a esquerda quando todos os outros seguem o caminho da estrada...
As ideias começam a ser redundantes, mas já mudamos o nosso modo de estar em pelo menos um deles?
Sem comentários:
Enviar um comentário