quinta-feira, 1 de outubro de 2015

As pessoas que nos recheiam a vida

Imagino frequentemente as pessoas que me rodeiam sob a forma de pequenos duendes com alguma coisa na sua personalidade extremamente vincada. O melhor de tudo é que sabemos que é no todo que se encontra a riqueza.
Apresento-vos então:

  • A OPTIMISTA - é sempre tão optimista, com tudo. Além de que segue o lema "acontece tudo o que tem de acontecer", com uma visão determinista da vida. A vida é bela e aceita aquilo que te dá. Nunca a ouvirás a dizer que deves ficar sentado à espera, contudo, ela sabe que quando uma porta se fecha se abre a porta certa de cada vida. É bonita a sua forma de viver.
  • O CAUTELOSO - pouco entusiasta quando lhe relevamos uma novidade, não deve ser abordado em 1º lugar quando recebemos uma boa notícia. Não é que não fique contente por nós ou entusiasmado, simplesmente não o demonstra. Segue-se, quase sempre, a reação cautelosa, "mas e se...", "tens de ter atenção a...". Assim que se certifica das nossas motivações e já conseguiu perceber as intenções dos outros, é capaz de revelar que está contente.
  • O CONSELHEIRO - por vezes chego-lhe a ralhar porque quando lhe fazemos uma pergunta nos responde com outra. Contudo é a sua forma de ajudar, ele ajuda dando-nos ouvidos para pensarmos em voz alta, mas gosta que cheguemos sozinhos às nossas próprias conclusões porque sabe que estas são mais duradouras. 
  • A RECONFORTADORA - esta pessoa chega sempre numa fase do processo posterior, sendo que a culpa não é sua, simplesmente tem demasiadas coisas que a entusiasmam na vida. Ouve mais a parte da queixa, reconforta com palavras meigas e gentis e, ouve as alegrias sobre a forma de relato. E tem muita paciência, mesmo quando ouve que cometemos os mesmos erros. Ela sabe-se humana e sabe-nos a nós também.
  • A ENTUSIASTA - independentemente de o tema em partilha seja ou não do seu interesse, a entusiasta consegue entusiasmar-se por nós se nos vir felizes. Tem uma grande empatia pelos outros em sentir a sua energia positiva a fluir e consegue realmente ficar feliz pelos outros. É das primeiras pessoas a quem contamos uma boa nova, até porque a sabemos vibrar com a nossa alegria.


Sem comentários:

Enviar um comentário