segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Desperdício Zero: Canetas

Que tipo de caneta utilizar? 

Como gosto de escrever, de tomar notas e de pensar por escrito, as canetas são um dos materiais de escritório onde preciso de repensar o meu consumo.

Nas minhas pesquisas, a tipologia que me pareceu mais sustentável foram as canetas de tinta permanente, que são:

  • Recarregáveis, 
  • Existem para todos os gostos, 
  • Têm classe, 
  • A sua escrita esforça menos o pulso 
  • e ainda têm o carinho que lhe colocamos e que as torna especiais. 

Seguindo um conselho, fui a casa dos meus pais navegar no material perdido na arrecadação e, encontrei algumas canetas de tinta permanente. Precisei de me informar um pouco sobre os vários tipos de caneta, mas tive a boa notícia de que podemos utilizar um modelo antigo, uma vez que os tinteiros e mecanismos são uniformes dentro de uma dada marca de canetas e continuam a ser comercializados. No meu caso, fiquei com uma Parker com 30 anos e posso comprar-lhe um novo conversor desta marca.

Tipos de Tinta

A tinta permanente vende-se, maioritariamente, em dois formatos, em cartuxo de plástico ou em boião de vidro. O boião de vidro, além de mais económico, é também mais sustentável.



Tipos de Enchimento de Caneta de tinta permanente

Existem vários tipos de caneta de tinta permanente com vários tipos de material, com a possibilidade de mudar o aparo, etc. Aqui descrevo-as pelas diferenças que existem na forma de enchimento com tinta.


a) Cartuxo / Cartridge
A caneta pode ser alimentada por cartuchos de tinta (em plástico).
Para evitar o desperdício de cartuchos, pode reencher-se o cartuxo com a ajuda de uma seringa ou trocar este mecanismo pelo descrito no b) - conversor.


b) Conversor
Têm um reservatório que pode ser enchido através de um mecanismo de pistão ou de bomba de sucção, directamente num boião de tinta. Este conversor é colocado no mesmo local que o cartucho.




c) Canetas com o mecanismo de enchimento incorporado: Podem ser de pistão ou de vácuo.

d) Eye-droper/Conta-gotas: Têm um reservatório maior que pode ser enchido com a tinta. Pode fazer-se essa adaptação nas canetas tradicionais de forma caseira também.

As minhas canetas

Em nossa casa só encontrei do tipo a) e b). Comprei um boião de tinta e experimentei até encontrar a que deslizava bem no papel e não tinha falhas de tinta. Fiz também uma capa para não se riscar tanto e poder transportá-la comigo.







Nota:
Informei-me em alguns blogs, como o goingzerowaste.com e zerowasthome.com, assim como em outros sítios online. Algumas dicas relevantes:

  • Como encher a caneta - link
  • 7 erros típicos - link.


Sem comentários:

Enviar um comentário